domingo, 8 de maio de 2011

COMO A EDUCAÇÃO MUDOU A MINHA VIDA?

Minha vida escolar foi muito intensa , sempre estudei em colégios particulares, comecei estudando aos 3 anos no Colégio Waldisney.

Quando criança tive bronquite e aos 5 anos quando a professora de natação faltava eu que dava as aulas, com o apoio da minha mãe, que sempre esteve ao meu lado .( No Clube Canto do Rio , em Niterói ) Nesta fase eu colocava minhas bonecas sentadas e criava uma chamada e dava aulas para elas inclusive com notas.

Começei a dançar nas aulas de educação física no colégio na quarta série,( Colégio São Vicente de Paula ,em Niterói) onde minha tia era a professora de dança , aí me apaixonei .

Mais tarde na sétima e oitava série eu e minha melhor amiga criávamos coreografias com a turma para campeonatos de dança , e também sugeríamos as roupas das apresentações( esta época eu estava em Ponte Nova , MG, o colégio era de freiras e só meninas estudavam lá, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora). Nunca fui aluna nota dez, acho que os professores me achavam com cara de sete. Há no colégio das freiras eu aprontava muito, mas isso já é uma outra história....

No ensino médio ( cursei no Acadêmico curso preparatório para pré-vestibulares hoje já não existe mais ) aos 15 anos comecei a trabalhar no Clube Canto do Rio e dava aulas para as crianças ( tenho fotos engraçadíssimas deste tempo ), daí entrei na Gama Filho para cursar educação física e aos 22 anos terminei o curso superior ,em 1992 peguei o diploma. Na verdade eu queria ter feito faculdade de Dança , mas meu pai conseguiu me convencer a fazer Educação Física. Com pouca experiência no mercado de trabalho tive que fazer outras coisas ( aquela velha história: para arrumar emprego tem que ter experiência.... como? Se não me deixavam trabalhar porque eu não tinha experiência ...) bom aí : trabalhei como secretária de agência de automóveis, depois como telefonista e fiz cursinhos para me preparar para concursos como por exemplo : TRT, como não passei acabei tentando outros vestibulares e fiz mais um curso pré-vestibular destes que tem um professor para todas as matérias (tentei vestibular para direito, não passei ; depois tentei para psicologia não passei, depois eu vi a proporção candidato/ vaga e que conseguiria passar para sociologia , aí passei, graças á Deus) Com isso criei alguns macetes para chutar as provas objetivas que fazem sucesso, 50% das vezes eu acerto, e no ano passado ensinei para os alunos do terceiro ano do ensino médio .

Em 1998 comecei o curso de sociologia na UFF e terminei em 2002. Só aí é que comecei a lecionar de verdade ( com carteira assinada) iniciando minha vida profissional dando aula primeiro de sociologia. Somando-se todos esses anos eu já estudei um pouco mais de 26 anos da minha vida, e mesmo com duas faculdades eu só consegui ganhar mais de 500,00 reais depois dos meus 30 anos.

Hoje graças á Deus , aos conselhos de meu pai , apoio incondicional de minha mãe, e de meu esforço pessoal tenho uma profissão que me realiza, detalhe meu irmão era louco para fazer educação física, mas acabou fazendo engenharia elétrica....Acredito que como professora hei de vencer! Minha vida não mudou com a educação acho que eu já estava predestinada a ser o que sou...

 
Aline
Baptista Castanheira
Professora de Educação Física

Nenhum comentário: