terça-feira, 6 de setembro de 2011

Profissões – assunto inquietante para o Ensino Médio


             Nas aulas de Língua estrangeira – Espanhol do CIEP 252 nas turmas da segunda série do Ensino Médio (2001, 2002 e 2003), a professora Sonali S. de Abreu parte do conteúdo lexical las profesiones – o nome das profissões no idioma estudado – para ajudá-los a pensar um pouco nesse inquietante tema.
Sabe-se que essa é uma fase importante na vida do estudante dessa faixa etária, a terceira série do E. M. se aproxima e, a pergunta que não quer calar é: o que vai ser quando sair da escola? Vestibular?! Que curso fazer na faculdade?! Como ingressar no mercado de trabalho?! Quantas e angustiantes questões.
Calma! Ainda há tempo para uma boa escolha. É preciso, claro, estar antenado, capacitar-se:  aprender alguns idiomas, atualizar os conhecimentos de informática e  multimídias, estudar o mercado de trabalho e, sobretudo, conhecer-se! Nada mais importante do que conhecer e reconhecer as suas competências e habilidades no momento de tomar essa importante decisão.
É por isso que, ao aprender os nomes de algumas profissões em espanhol, através de uma prévia pesquisa realizada pelos próprios alunos na Internet e depois sintetizada e democratizada a todos da turma:

Las Profesiones

el Profesor / la Profesora
el Médico / la Médica
el Fontanero
el Albañil
la Ama de casa
el / la Periodista
el / la Policía
el Ingeniero / la Ingeniera
el Arquitecto / la Arquitecta
el Basurero
el Psicólogo / la Psicóloga
el Enfermero / la Enfermera
el Científico / la Científica
el Informático
el Panadero
el Mecánico
el Cocinero / la Cocinera
el Abogado / la Abogada
el Actor / la Actriz
el / la Cantante
el / la Deportista
el / la Dentista

 os alunos motivados pelos temas propostos por sua professora : Las profesiones del futuro (As profissões do futuro – turma 2001); 


Turma 2001
Las profesiones que conozco (As profissões que conheço – Turma 2002);












Turma 2002 

e Las profesiones de mis sueños (As profissões dos meus sonhos – turma 2003)















Turma 2003
prepararam cartazes para expor nos murais da escola, como mostraram as fotos anexas, e os debateram em sala de aula coordenados pela sua professora, que apresenta alguns comentários de seus discentes, tais como: o aluno Uállafe de O. Silva (2001) ao comentar as profissões do futuro, lembra que a demanda do mercado hoje gira em torno de petróleo e gás; e é também por essa questão que o aluno Alefy F. M. dos Santos (2001) quer ser arquiteto; já Beatriz R. da Silva (2001) ainda não definiu uma profissão, comenta que gosta de muita coisa, então não sabe em que profissão investirá. A dúvida nessa área é natural, como observamos na maioria dos alunos da turma 2002, eles ainda não escolheram a profissão que vão seguir, porém a aluna Kézia Q. Antunes  já sabe muito bem em que se profissionalizará, ela comenta que escolheu advocacia inspirada no que o seu pai atualmente se dedica. A profissão dos sonhos dos alunos da turma 2003 tem base nos sonhos de infância, àquela em que eles já pensavam realizar mesmo pequeninos. E a aluna Viviane R. da Conceição chamou a atenção para a questão: profissão e autoestima; na verdade, o perigo de escolher uma profissão somente pelo retorno financeiro, ou por imposição, etc, fatores que causam frustrações e a baixa autoestima de muitos profissionais.     

O saldo final da atividade é muito positivo, afirma a profe1 Sonali, os estudantes mostraram que realmente se interessam pelo tema e estão atentos ao momento importante que a sua cidade e arredores estão vivendo com o Pólo Petroquímico localizado nessa região metropolitana. É bom saber que os nossos alunos se preocupam com o seu futuro, buscam qualificações em cursos e querem fazer a diferença na sua sociedade – afirma a professora.  

Este trabalho foi desenvolvido no 2º Bimestre de 2011, no CIEP Brizolão 252 João Baptista Caffaro – Tánguá/ RJ, pela professora de Língua Estrangeira – Espanhol, Sonali S. de Abreu, na unidade desde 2009.

1- profe – forma carinhosa, na língua espanhola, para referir-se ao professor ou a professora.



 Sonali Silva de Abreu
 Professora de Língua Espanhola
                                                                      

Nenhum comentário: