segunda-feira, 6 de agosto de 2012



Bate Bola
com
MARCELO DE LIMA HENRIQUE

No segundo bimestre desse ano, o CIEP Brizolão 252 - João Baptista Cáffaro teve a honra de receber em suas dependências para um Bate Bola com os seus alunos (palestra), o ilustre árbitro de futebol, Marcelo de Lima Henrique.
                                            



Nesse encontro, De Lima contou um pouco de sua história, as etapas pelas quais passou – um menino de família humilde, estudante de escola pública, que hoje além de fuzileiro naval, graduado em Serviço Social é árbitro federado pela FERJ e quarto lugar no ranking de árbitros da FIFA –. E, descontraidamente, contou alguns episódios de sua vida, as dificuldades que surgiram e as conquistas que celebra, deixando um grande exemplo de superação aos nossos jovens.
          Nossos alunos o receberam com muito carinho e puderam interagir fazendo-lhe perguntas ao final da palestra, que gentilmente respondeu a todas. Estavam presentes os alunos do Ensino Médio e Fundamental e, nas aulas que se sucederam, como conclusão do encontro, os alunos do 1º ano do Ensino Médio (1001, 1002, 1003 e 1004) e do 2º ano do Ensino Médio (2001 e 2002) – turmas da professora de Língua Estrangeira (Espanhol), Sonali S. de Abreu – deveriam produzir um texto partindo das questões apresentadas: Quem é Marcelo de Lima Henrique?; Para você, qual foi o momento mais interessante da apresentação do árbitro da FIFA?; O que você aprendeu neste grande encontro?  
              Segundo a professora Sonali, os textos redigidos surpreenderam e emocionaram-na. E da mesma maneira que os alunos ouviram nesse Bate Bola que é preciso lutar sempre pelos seus sonhos, ao ler os trabalhos, a professora também renovou as suas forças para continuar contribuindo para a educação e formação de nossos jovens.



Acompanhe alguns trechos selecionados:

               
“[...] Para mim o momento mais interessante e emocionante da palestra, foi quando Marcelo de Lima Henrique comentou sobre a sua caminhada até hoje. Ele falou sobre as dificuldades que passou durante a sua trajetória; também falou que, como todos os alunos, ele estudou numa escola pública, e nem por isso deixou de ir atrás do seu sonho. (Glaucy Kelly C. Silva - 1001)

“[...] O mais me chamou a atenção nesse árbitro e a simplicidade e o tempo que ele consegue tirar para fazer tudo o que ele faz: ser árbitro, fazer palestra, comparecer ao batalhão etc.[...]” (Igor Rocha - 1001)

“[...] O momento mais importante de sua apresentação foi quando ele falou se sua história, ele é de família humilde, que saía da escola para ajudar o pai [...]. Apesar de tudo isso ele estudou, se esforçou e se tornou fuzileiro naval e árbitro de futebol (um dos melhores). [...]” (Amanda da S. Moura - 2001)


 “[...] O momento mais importante da apresentação foi quando ele falou que [...] um treinador teve a audácia de oferecer R$ 100,00 para que ele viesse a roubar para o time, mas ele soube sair deste mau momento com honra, caráter e humildade. [...]” Maykou C. A. Barreto – 2002)

“[...] E também aprendi que devemos ser humildes, não devemos deixar nossas origens, devemos sempre lutar pelos nossos sonhos, se quisermos ser alguém na vida devemos acreditar, basta tentar e estudar.” (Ronan P. Reis - 1001)

“[...] Acredito que ele sofreu algum preconceito por morar em uma cidadezinha [...], mas mesmo assim ele alcançou seu objetivo. O lugar onde moramos não quer dizer nada, se tivermos confiança em nós mesmos e acreditarmos chegar onde queremos. [...]” (Tainá C. Oliveira - 1001)

“[...] Eu aprendi dessa história que quando sonhamos com algo não devemos desistir, não importam quais são os sonhos, não devemos olhar para o tamanho da das dificuldades que estarão a nossa frente, pois, as oportunidades não são para os ‘ricos’ ou para pessoas com a condição social melhor do que a nossa, as oportunidades mesmo sendo mínimas são para todos, basta querermos e termos força de vontade.” (Nayara Rodrigues - 1001)
 
“[...] Eu aprendi que nada na vida é impossível quando sabemos onde queremos chegar, pois não é o destino que determina o nosso futuro, mas sim nossas escolhas e atitudes.” (Glaucy Kelly C. Silva - 1001)

“[...] nessa conversa eu aprendi a nunca desistir dos meus sonhos e sempre lutar em busca daquilo que eu quero. Lutar sempre é preciso, perder às vezes sim, mas desistir nunca.” (Carolaine N. Rosa - 1002)

“[...] Eu aprendi que a pessoa para chegar alto na vida tem que ser humilde e nunca se desprender de suas raízes, [...]” (Rodrigo P. Feitosa - 1002)

“[...] Tive um aprendizado muito grande com essa palestra, não importa raça, se a pessoa é pobre ou rica, se é de classe alta ou baixa, o importante é seguir seus sonhos com um único objetivo, o de lutar e conseguir realizar todos os seus sonhos, quebrar todas as barreiras, e o principal, jamais dar ouvidos as pessoas que só te colocam pra trás e quando conseguir chegar ao seu objetivo, jamais esquecer sua origem [...]” (Andreza F. da Silva - 1002)

“[...] Eu aprendi algo importante é preciso estudar pra ser alguém na vida, para não contar com a sorte. E seguir o exemplo de vida de Marcelo de Lima Henrique, que foi aluno de escola pública e chegou onde chegou por ser tão dedicado. [...]” (Talita S. da Silva - 1004)

“[...] Sua história de vida e de superação nos faz acreditar que o estudo e a força de vontade ajuda em nosso futuro de vida, e que tudo é possível se acreditarmos em nós mesmos.” (Bárbara F. Campos - 1004)


“[...] Voltando a falar desse homem tão determinado que veio de escola pública, ele é um grande exemplo para quem estuda em escola pública, porque também pode realizar seus sonhos [...]” (Carla de S. Conceição - 1004)

“[...] Eu aprendi que [...] sempre em perseverança e determinação você, eu e qualquer pessoa é capaz de realizar seus sonhos, tem que ter perspectiva e visão de futuro. Estudar é principal (é claro) sem o estudo você não consegue nada. [...]” (Camila dos S. Conceição - 1004)

[Eu aprendi que] “é preciso lutar muito, passar por vários obstáculos na vida para conseguir nossos ideais.” (Elisabete A. da Costa - 2001)

“[...] O momento mais importante para mim na palestra do árbitro da FIFA foi quando ele falou que lutou como a maioria dos brasileiros para chegar onde ele chegou dando e sendo exemplo, [...]” (Josué R. de Souza - 2001)

“[...] Neste dia eu aprendi muita coisa, como: perseverança, atitude, dinamismo; sempre entregar tudo nas mãos de Deus, sempre andar de cabeça erguida, ter maturidade para admitir que errou e sempre buscar fazer tudo com excelência e perfeição. [...]” (Gelsiane Cristina Souza - 2002) 





A professora Sonali salienta que é muito bom trabalhar em uma escola que não somente dá liberdade para o trabalho, mas incentiva e apóia projetos que buscam o desenvolvimento de discentes e docentes. Apropriando-nos das palavras de Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia (Paz e Terra, RJ, 2001), podemos dizer que o CIEP 252 [Se move] como educador porque, primeiro, [se move] como gente.     








Registramos também o nosso imenso prazer em receber o árbitro de futebol Marcelo de Lima Henrique e os nossos sinceros agradecimentos ao atender gentil e bondosamente o convite para bater bola e fazer gols incríveis na partida educacional de nossos alunos.








Este trabalho foi desenvolvido no 2º Bimestre de 2012, no CIEP Brizolão 252 João Baptista Caffaro, Tánguá/ RJ, pela professora de Língua Estrangeira – Espanhol, Sonali S. de Abreu, na unidade desde 2009. 












Nenhum comentário: