terça-feira, 6 de setembro de 2011

O Ciep 252 me treina para a vida

            Sempre é fácil rotular as pessoas do que ajudá-las. É muito mais cômodo dizer que o meu aluno é indisciplinado, irresponsável e que não tem mais jeito do que ouvi-lo e tentar ajudá-lo a refletir sobre o seu comportamento. Mas, nós, professores, não somos super-heróis! Contudo podemos e devemos ajudar a transformar alguns cenários.
O ano escolar se inicia, as expectativas são boas... e o que encontramos.... indiferença, cremos ser essa a melhor expressão para definir o relacionamento que os alunos mantém conosco. Falamos às paredes, pedimos algumas vezes a sua atenção, quase a suplicamos, e os nossos rogos literalmente se vão com o vento...
                Ah, o que lhes aconteceu no final de semana é mais importante; o Sms que receberam é mais interessante e é preciso respondê-lo agora; a música nova que baixaram da Internet tem de ser enviada pelo Bluetooth à turma inteira... ou o auge da tecnologia, não podem deixar de ver o Scrap ou comentário dos amigos no Orkut, no Facebook, no Twitter, no Youtube etc.,  através do celular na rede captada pelo Wi-Fi do aparelho, ou pelos planos oferecidos das operadoras.

Professor, o que o senhor tem pra falar mesmo?! Fale rápido, porque não tenho muito tempo para prestar atenção no senhor e no seu falatório blá-blá-blá... Bom, segundo os dicionários, “professor” é aquele que ensina. Segundo os alunos, “professor” é aquele que enche a paciência!

O que fazer?! Haveria solução?! Foi querendo conquistar a preciosa atenção de meus aprendizes que lhes propus uma maratona, assistir o filme Coach Carter – Treino para a Vida; refletir sobre a temática apresentada e a realidade dos próprios alunos de nossa escola; debater as questões e fazer uma autoavalição.  
Os alunos da 1ª série do Ensino Médio (1001/ 1002/ 1003), nas aulas de Língua Estrangeira – Espanhol, assistiram o filme Coach Carter – Treino para a Vida, conforme sinopse e imagem que seguem,

Sinopse

A história real e inspiradora de um treinador que decide mostrar os diversos aspectos dos valores de uma vida ao suspender seu time campeão por causa do desempenho acadêmico dos atletas. Dessa forma, Ken Carter recebe elogios e críticas, além de muita pressão para levar o time de volta às quadras. É aí que ele deve superar os obstáculos de seu ambiente e mostrar aos jovens um futuro que vai além de gangues, prisão e até mesmo do basquete.

Informações Técnicas
Título no Brasil:  Coach Carter - Treino para a Vida
Título Original:  Coach Carter
País de Origem:  EUA / Alemanha
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 136 minutos
Ano de Lançamento:  2005
(extraídos de: http://interfilmes.com/filme_15628_Coach.Carter.Treino.para.a.Vida-%28Coach.Carter%29.html)








e, ao final da apresentação, como era previsto, debatemos e contrapomos com a realidade do Ciep 252 algumas questões, por exemplo, como era a escola; e, como eram os alunos da escola em que o filme faz alusão; quais eram as estratégias do treinador; e, como os alunos avaliavam o filme e qual era a sua melhor mensagem.














Foi muito produtivo e me alegrou bastante ver os meus alunos, antes dispersos, indiferentes, participando e reconhecendo suas falhas com a escola e com os seus estudos. Como mostram alguns trechos do que os alunos da turma 1003 escreveram na ficha avaliativa do filme:


É um ótimo filme que mostra a realidade do dia-a-dia e um filme muito bem baseado na história real. Ele [o treinador Carter] preparou os seus alunos para a vida e livrou-os das drogas e da morte, mostrou que ser um jogador não é tudo na vida, e sim, ter uma escolaridade boa, dar respeito às pessoas e ser mais educado. (Guilherme N. Bandeira)

O filme ensina muito. Ensina que devemos seguir regras. A mensagem que nos passa é: devemos nos preocupar com os estudos, porque sem eles nós não vamos ser ninguém na vida. (Samara Moreira)

Eu avalio o filme como um conselho, a melhor mensagem é para deixar o medo de lado e ter firmeza em tudo. (Thaís C. Carvalho)

(...) a mensagem que o filme passa é de não desistir do nosso futuro e levar a sério os nossos estudos. (Eriane de O. Teixeira)

Ótimo, afinal, as pessoas que vêem o filme tem uma visão muito melhor da vida. Se fizermos tudo com muita responsabilidade e dedicação, com certeza teremos um grande objetivo alcançado. (Sabrina C. de Souza)

O filme é muito bom e mostra que nunca devemos desistir e sempre lutar mesmo que tudo pareça difícil. (Priscilla S. Costa)

Eu achei um filme ótimo porque envolve jogos extraordinários e transmite uma ótima mensagem: sem estudo e caráter você não vai a lugar nenhum. (Maykou C. A. Barreto)

Um excelente filme, nos mostra que devemos esperar mais da gente. (João Pedro F. Pinto)

Achei interessante porque os objetivos dos alunos foram alcançados com muito esforço. No último jogo eles perderam, mas saíram de cabeça erguida. (Priscila da S. Pacheco)

Um filme bem informativo. É que o esporte não é tudo. Que além do esporte tem o estudo, até ir para a faculdade. (Dayane V. Francisco)

Uma história que ajuda a ter interesse na escola; aprendemos que devemos alcançar os nossos objetivos. (Daniela da S. Teixeira)

Um filme muito bom. Prepara as pessoas para a vida e faz com que as pessoas pensem no futuro. (Brayan R. Figueiredo)

Legal, pois fala de uma história real e ajuda a entender que devemos alcançar os nossos objetivos; e a prender a respeitar regras. (Thiago da S. Freire)

(...) A mensagem é muito boa. Ajuda a entender que devemos alcançar nossos objetivos e cumprir com nossas tarefas. (Thamires R. Buqueroni)


Como é gratificante ver que, ao contrário do que eu mesma poderia imaginar, os jovens têm, sim, alto poder de reflexão e têm expectativas para o seu futuro! Sinto que os nossos esforços dentro da sala de aula, professores, não têm sido em vão.
                Porém, a atividade não chegou ao fim, a proposta que encerra essa atividade foi distinta para cada turma. As turmas 1001 e 1002 produziram cartazes que continham mensagens em espanhol traduzidas para o português, o conteúdo desses cartazes era: os alunos da turma 1001 deveriam criar frases que motivassem toda a escola a se dedicar aos estudos, visando a ascensão profissional, acadêmica e cultural; já os alunos da turma 1002 também deveriam criar frases em espanhol traduzidas para o português, porém o enfoque seria motivar a toda a escola a trocar a indisciplina e a violência pela gentileza e o respeito ao próximo:







            Os cartazes foram expostos pelos corredores da escola para cumprir o seu objetivo, sensibilizar, motivar, provocar reflexão e produzir frutos e seriam avaliados pela criatividade das frases, conteúdo das mensagens e respeito às estruturas dos idiomas neles trabalhados.        

Com os alunos da turma 1003, a temática persiste, mas a produção deu um salto à tecnologia, conhecida e dominada por essa geração cibernética. Em grupos, eles deveriam criar um vídeo que motivasse todos os alunos da escola a valorizarem a EDUCAÇÃO [a formação escolar: foco nos objetivos e resultados acadêmicos; o relacionamento com os professores, alunos, funcionários; a conservação do prédio, salas e banheiros; a disciplina e a dedicação aos estudos; aquisição de cultura etc.], como ponte para o êxito pessoal e profissional. Segue abaixo o link do trabalho de: Thiago da S. Freire, Sabrina C. de Souza, Samara M. da Conceição, Eriane de O. Teixeira e Daniela da S. Teixeira, um dos grupos que conseguiu alcançar os objetivos da proposta feita e os critérios de avaliação: criatividade, dinamismo e seriedade: 




Confesso publicamente a minha surpresa e o meu contentamento ante o resultado!

            O vídeo foi exposto a algumas turmas do Ensino Médio – porém nosso projeto é expô-lo a todas as turmas –, os produtores comentam a razão da atividade aos colegas e compartilham a ideia de: Educação, podemos fazer a diferença...














 
         Empreender este trabalho com meus alunos foi um desafio pra mim mesma, o mau comportamento de alguns, a indiferença de outros me levaram, primeiro, a questionar-me: estou na profissão certa?

Não aguento mais àquela turma; Fulaninho não me deixar dar aula; Eu vou deixar essa turma...

Essas e outras frases nós já ouvimos de algum professor em algum momento difícil de sua jornada. Às vezes eu penso que realmente seria mais fácil abandonar mesmo a turma e assumir outra. No entanto, logo, logo estaria repetindo as mesmas frases. Então, realmente não há mais solução! É, não haveria se nos esquecêssemos do princípio primeiro de nossa missão: propiciadores de desafios, agentes transformadores da sociedade e formadores de opinião.
Finalmente, após algumas reflexões, revisei o meu papel, como educadora e repensei o meu planejamento. Em princípio, os próprios alunos me perguntaram o que o filme Coach Carter – Treino para a vida e as atividades que se seguiram tinham a ver com minha área, Língua Estrangeira – Espanhol. Sim, o questionamento era pertinente, mas a sua finalidade era e ainda o é, na minha comunidade e em muitas outras, imprescindível: levar esses meninos e meninas a descobrirem o seu valor e potencial; despertá-los para a dedicação e disciplina com os estudos; motivá-los a investir em si mesmos e encorajá-los a ir além das paredes da escola, isso tem tudo a ver, sim, com a matéria que lhes ministro, com o juramento que fiz e com a missão que recebi: a de EDUCAR.      



[¿Cuál es su peor miedo?]

“Nuestro mayor temor no es ser inadecuados. Nuestro mayor temor es que somos poderosos sin medida.
Es nuestra luz, no nuestra oscuridad lo que más nos asusta. Si vives tímidamente no servirás al mundo.
No tiene nada de iluminado el encogerse para que la gente no se sienta insegura a tu lado.
Todos estamos destinados a brillar como los niños. No sólo algunos de nosotros sino todos.
Y al dejar que nuestra luz brille inconscientemente le damos permiso a otros de hacer lo mismo. Al liberarnos de nuestros propios miedos nuestra presencia automáticamente libera a otros.


[ Qual é o seu maior medo?]

“Nosso maior medo não é sermos inadequados. Nossos maiores medos são o de sermos poderosos além da conta.
É nossa luz e não a nossa obscuridade que mais nos apavora. Ser pequeno não serve ao mundo.
Não há nada de sábio em se encolher para que as outras pessoas não se sintam inseguras ao seu redor.
Nós todos fomos feitos para brilhar, como as crianças. Não está em alguns de nós, está em todos.
E na medida em que deixarmos a nossa luz brilhar, nós inconscientemente damos às outras pessoas a permissão para fazer o mesmo, na medida em que nos liberamos de nosso medo. Nossa presença automaticamente libera os outros”

(Nelson Mandela, no discurso de posse como presidente da África do Sul – Textos conforme a dublagem do filme: Coach Carter – Treino para a Vida, 2005)


     
Este trabalho foi desenvolvido no 2º Bimestre de 2011, no CIEP Brizolão 252                                                                                                                                                  João Baptista Caffaro – Tánguá/ RJ, pela professora de Língua Estrangeira – 
                                  Espanhol, Sonali S. de Abreu, na unidade desde 2009.


Sonali Silva de Abreu
Professora de Espanhol

Um comentário:

professores itaborai disse...

Que lindo, profe Sonali!!!!!
Estou sem palavras!!!!!
Realmente, é esse o caminho:lançar um novo olhar sobre a sala de aula, sobre nossos alunos a fim de apontarmos novas direções que indiquem e nos levem exatamente onde queremos chegar...a uma escola viva e que deixe marcas positivas em todos aqueles que por ela passam.
Parabéns e que bom que vc faz parte de nossa equipe!